domingo, 26 de abril de 2015

11ª Semana de Aula

Em nossa 11ª Semana de aula tivemos as provas oficiais. Infelizmente o resultado não foi muito positivo, mas ainda temos a recuperação para mudar a situação.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

10ª Semana de Aula

Caros alunos, nesta 10ª semana tivemos o encerramento da Competição no A e C e alguns exercícios do MUV, preparatórios para a prova. Tivemos o início do período de provas oficiais.


Lembrando que a matéria de nossa prova é desde gráficos do Movimento Uniforme até Movimento Uniformemente Variado.


Resolvendo a Lista

1> (a) s = so + v . t => 0 = 20 + v . 10 =>  - 20 = 10 v => - 20/10 = v => v = - 2 m/s;
   
s = so + v. t => s = 20 - 2 t

     (b) s = 20 - 2 t = 20 - 2 . 30 = 20 - 60 = - 40 m

2> (a) Delta s = ? (basta achar a área) no caso um retângulo
          Delta s  = B . h = 10 . 5 = 50 m

     (b) s = so + v . t  => s = 3 + 5 t

     (c) s = 3 + 5 . t = 3 + 5 . 10 = 3 + 50 = 53 m

3> (a) basta comparar a equação dada com v = vo + at
      vo = - 20 m/s  e  a = 4 m/s2

      (b) v = - 20 + 4 t = - 20 + 4 . 4 = - 20 + 16 = - 4 m/s

      (c) v = - 20 + 4 t => 20 = - 20 + 4 t => 20 + 20 = 4 t => 40/4 = t => t = 10 s

      (d) v = - 20 + 4 t => 0 = - 20 + 4 t => 20 = 4 t => 20/4 = t => t = 5 s

4> comparando com a equação geral, s = so + vo t + atˆ2/2

       (a) so = 3 m;  vo = 2 m/s;  a = - 2 m/s2

       (b) v = vo + a t => v = 2 - 2 t

       (c) s = 3 + 2 . 2 - 2ˆ2 = 3 + 4 - 4 = 3 m
            v = 2 - 2 . 2 = 2 - 4 = - 2 m/s

       (d) v = 2 - 2 t => 0 = 2 - 2 t => 2 t = 2 => t = 2/2 = 1s.

      (e) s = 3 + 2 t - tˆ2 => 0 = 3 + 2 t - tˆ2 => multiplicando por (-1) tˆ2 - 2 t - 3 = 0
Usando Báskara:

 t =  2 + ou - raiz quadrada ( (-2)ˆ2  - 4 . 1 . (-3) )/ 2 . 1

t = 2 + ou - raiz quadrada  ( 4 + 12) / 2

t = 2 + ou - 4 / 2 => 2 + 4 / 2 => 3 s

                                2 - 4 / 2 => - 1s (desprezar por ser tempo negativo)

=> Na prova não cai esse item (apenas a letra (e))


5> v = vo + a t => v = 0 + 2 . 3 = 6 m/s

     vˆ2 = voˆ2 + 2 . a . Delta s

      6ˆ2 = 0ˆ2 + 2 . 2 . Delta s

     36 = 0 + 4 Delta s

    36 / 4 = Delta s

    Delta s = 9 m.

6> (a) v = vo + a t => 20 = - 10 + a . 6 => 20 + 10 = 6 a => 30 / 6 = a  => a = 5 m/s2

     (b) Delta s = (B+b) . h / 2 = (10 + 6) . 20 / 2 = 16 . 20 / 2 = 160 m

7> vo = 120 km/h / 3,6 = 33,3 m/s

     vˆ2 = voˆ2 + 2 . a . Delta s

      0ˆ2 = 33,3ˆ2 + 2 . a . 50

      0 =1108,89 + 100 a

     - 1108,89 = 100 a

     - 1108,89 / 100 = a

a = - 11,0889 = - 11,1 m/s2

8> AB - MRUV, retrógrado, retardado
     BC - Parado
     CD - MRUV, progressivo, acelerado
     DE - MRUV, progressivo, retardado

domingo, 12 de abril de 2015

Lista de Exercícios

Abaixo você encontra uma lista de exercícios preparatória para a Prova Oficial.

Lista

Gabarito da Lista

1> (a) s = 20 - 2t;   (b) - 40 m.

2> (a) 50 m;  (b) s = 3 + 5 t;  (c) s = 53 m;  (d) reta inclinada crescente.

3> (a) vo = - 20 m/s;  a = 4 m/s2;  (b) - 4 m/s;  (c) 10 s;  (d) 5 s.

4> (a) so = 3 m;   vo = 2 m/s;   a = - 2 m/s2;  (b) v = 2 - 2t;  (c) 3 m  e - 2 m/s;  (d) 1 s;  (e) 3 s.

5> Letra a

6> (a) 5 m/s2  e (b) 160 m.

7> - 11 m/s2

8> AB - MRUV, retrógrado, retardado.
     BC - Parado
     CD - MRUV, progressivo, acelerado.
     DE - MRUV, progressivo, retardado. 

sábado, 11 de abril de 2015

9ª Semana de Aula

Em nossa 9ª Semana de Aula tivemos vários exercícios sobre Movimento Uniformemente Variado. Para recordarmos o assunto abaixo você tem um vídeo do Telecurso 2000 sobre MUV.


sexta-feira, 3 de abril de 2015

Estudando para o Simulado


Tema 1: Movimento Uniforme

(a) Referenciais, repouso e movimento.
(b) Determinando a velocidade média.
(c) Gráficos de Movimento Uniforme.
(d) Função Horária do MU.
(e) Convertendo m em km; min em h.

Tema 2: Movimento Uniformemente Variado

(a) Função horária da velocidade e do espaço.
(b) Definindo o MUV.
(c) Unidades no SI. 

8ª Semana de Aula

Em nossa 8ª Semana de aula tivemos exercícios sobre o MUV. Foram dados os resultados da competição do carrinho com Bexiga e os alunos fizeram o relatório de Iniciação Tecnológica do mesmo.